quinta-feira, 27 de agosto de 2009


Contexto
Em 2001 Ana Menezes descobriu a sigla R.U.I. Românticos Utópicos Ingénuos. Na altura não encontrou seguidores. Num encontro em 2004, a artista volta a propor esta ideia. José Mendonça e Patrícia Caldeira sentiram-se identificados, e os três pintores criaram o movimento R.U.I.
Ainda no mesmo ano, Patrícia Caldeira, no âmbito da realização da sua Exposição Portátil decide incluir um objecto R.U.I. e convida os restantes membros do movimento a participar: José Mendonça escreve um manifesto R.U.I., Ana Menezes, surgindo como a poetisa Maria Thereza de Menezes, contribui com uma foto e uma poesia para o objecto. Patrícia Caldeira cria o objecto em si, a Mala R.U.I.
Convidados pelo espaço Ping-Pong, Dr. J. M., Aicirtap Ariedlac e D. Maria Thereza de Menezes reúnem-se novamente em Abril de 2006, aproveitando para promover uma tertúlia com todos os presentes na inauguração da exposição.
Mais tarde, em 2008, Ana Teresa Maga manifesta o desejo ardente de integrar o movimento, propondo a sigla R.U.I.S. Românticos Utópicos Ingénuos, agora também Selvagens.